A pneumologia, uma das especialistas disponíveis no Hospital Santa Rita, é responsável pelo tratamento de todos os tipos de doenças respiratórias e pulmonares. Por isso mesmo é um engano achar que só se deve procurar o pneumologista quando há suspeita de pneumonia. Na verdade, esse profissional é capacitado em diagnosticar qualquer doença ou anomalias relacionadas aos pulmões, realizar o tratamento corretamente e orientar o paciente sobre cuidados preventivos.
Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), entre as dez doenças que mais mataram em 2018 no mundo todo, quatro estão relacionadas à pneumologia: doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), infecções das vias respiratórias inferiores, câncer de pulmão, traqueia e brônquios e tuberculose.
Sozinha, a DPOC causou mais de 3 milhões de mortes no ano passado. Ela é caracterizada por um grupo de doenças respiratórias, que inclui a bronquite crônica e o enfisema. Quando diagnosticada por pneumologistas, a doença pode ter diversos tratamentos que retardam sua progressão, controlando sintomas e reduzindo suas complicações. Doenças como apneia do sono, fibrose cística, embolia e a própria pneumonia também são tratadas por este especialista, assim como a asma e a bronquite.
Cansaço sem esforço, ronco, falta de ar, tosse recorrente, apneia no sono (curtos períodos sem respirar durante o sono), dor ou chiado no peito são alguns sinais de que você precisa procurar um especialista. Aqui no Hospital Santa Rita atendemos por planos de saúde e clientes particulares. Acesse nosso site e saiba mais.
Fontes
Organização Pan-Americana de Saúde; Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia