O aposentado Manoel Lopes Cipriano, de 72 anos, tem muito o que celebrar com a chegada de 2025. Afinal, passou por três intervenções bem-sucedidas no Hospital Santa Rita e agora está animado com a chegada, saudável, ao ano novo.
Manoel conta que em janeiro de 2024 chegou ao Santa Rita com indicação para uma cirurgia de hérnia, mas exames pré-cirúrgicos e um cateterismo cardíaco indicaram a necessidade de uma cirurgia cardíaca. Segundo os especialistas, o cateterismo permite diagnosticar doenças cardíacas e avaliar a necessidade de intervenções cirúrgicas.
“Logo após o cateterismo, o cardiologista explicou para minha esposa a gravidade da situação e a necessidade de uma cirurgia cardíaca. Assim, tivemos que adiar o procedimento de hérnia”, relata Manoel.
De acordo com o médico cardiologista Dr. Luciano Pessoa, chefe da área de Cardiologia do Santa Rita, exames de rotina, como ecocardiograma, teste ergométrico e eletrocardiograma, são indicados para identificar qualquer alteração cardiológica. “Pessoas a partir dos 35 anos, mesmo sem histórico familiar, devem realizar esses exames anualmente, para identificar a necessidade de tratamentos, inclusive cirúrgicos”, explica o especialista.
O atendimento multidisciplinar da equipe do Hospital Santa Rita foi essencial no caso do aposentado, porque possibilitou um diagnóstico e tratamento de forma rápida. O Dr. Luciano explica que após a cirurgia, recuperação e alta, o aposentado fez sua cirurgia de hérnia. “Após a recuperação da cirurgia, ele já estava apto para realizar a cirurgia que o trouxe ao Hospital”, completa.
A cirurgia de hérnia, também conhecida como hernioplastia, é o tratamento padrão para corrigir o defeito na parede abdominal, que causa a hérnia. É indicada para pacientes que apresentam sintomas como dores abdominais, náuseas ou perda de apetite, e que tenham a confirmação do diagnóstico.
“Foram três intervenções e em todas fui muito bem atendido por toda a equipe do Santa Rita. Das recepcionistas aos médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas. Desde então, recomendo o Santa Rita para todos os meus conhecidos”, conta Manoel.
Saudável e com muitos motivos para celebrar, logo após a alta, Manoel passou algumas semanas com a esposa na Europa. E, para comemorar a chegada de 2025, pass as festas de final de ano em Caldas Novas, em Goiás, junto com a família. “Estamos todos muito felizes, temos muitos motivos para celebrar”, finaliza o aposentado.