Desde o início da pandemia de COVID-19, a Organização Mundial da Saúde (OMS) tem orientado as pessoas com doenças crônicas a redobrar as medidas de prevenção à doença devido ao risco de desenvolver complicações mais graves. A equipe do Hospital Santa Rita destaca que pacientes com problemas cardiovasculares devem continuar seguindo os cuidados mesmo após o período de isolamento.
De forma geral, essas pessoas têm o sistema imunológico alterado, bem como a presença de quadros inflamatórios crônicos. Assim como outras infecções virais, o novo Coronavírus pode agravar o estado da comorbidade por desequilibrar as defesas do organismo. Pessoas com hipertensão, diabetes, insuficiência cardíaca ou que já tiveram de passar por alguma cirurgia no coração, por exemplo, também devem redobrar a atenção.
Dados do American College of Cardiology apontaram que, nos Estados Unidos, entre os pacientes hospitalizados pelo novo Coronavírus, 50% eram portadores de doenças crônicas, sendo 40% com alguma condição cardiovascular. Cabe destacar que, a menos que haja recomendação médica, o tratamento de problemas no coração deve continuar normalmente durante a pandemia.
O momento é de prevenção para todos e as medidas de isolamento devem continuar sendo respeitadas, se possível, sobretudo para pessoas que estão no grupo de risco. Caso apresente suspeita de COVID-19, fique atento aos sintomas e procure por auxílio médico quando necessário.