Acordar no meio da noite com a boca cheia d’água, ter azia e dor de garganta recorrente e queimação no estômago são alguns sintomas que estão associados à doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), popularmente chamada apenas de refluxo.
Trata-se de uma doença digestiva em que os ácidos presentes dentro do estômago voltam pelo esôfago ao invés de seguir o fluxo normal da digestão. Esse movimento irrita os tecidos que revestem o órgão, causando os sintomas típicos citados antes.
Surge pelo mau funcionamento do músculo anelar, que normalmente impede que o conteúdo gástrico retorne ao esôfago. Em crianças pode ocorrer justamente pela fragilidade desses tecidos. A boa notícia é que, nos pequenos, o problema quase sempre desaparece espontaneamente.
Ganho de peso, alimentos gordurosos, bebidas cafeinadas e gasosas, álcool e tabagismo são alguns fatores que podem influenciar o aparecimento do refluxo em adultos. O problema normalmente é diagnosticado pelos sintomas, mas exames complementares, como endoscopia e pHmetria podem ser necessários. Se você sente um ou mais desses sintomas, procure orientação médica.
Fontes: Ministério da Saúde (www.portalms.saude.gov.br) Portal Saúde (www.saude.abril.com.br).