Desde o início da pandemia, o Hospital Santa Rita tem informado seus pacientes, colaboradores e o público em geral sobre a importância das medidas de distanciamento e higiene no combate ao novo Coronavírus. Nosso foco tem sido o atendimento daqueles que não estejam contaminados, sempre de forma segura e sem oferecer riscos de exposição ao vírus. Tanto em nosso blog quanto nas mídias sociais, divulgamos materiais informativos sobre o assunto, bem como orientações e estudos de instituições renomadas. Diante das demandas novas de biossegurança impostas pelo cenário atual, enfatizamos que não temos o espaço físico necessário para prestar assistência aos pacientes infectados.
Esse tipo de cuidado requer, entre outras medidas, áreas específicas designadas para quadros de COVID-19 e uma UTI dedicada para fornecer suporte seguro tanto para pacientes quanto para os profissionais de saúde. No HSR, não dispomos da estrutura própria para realizar internações ou cuidados de menor complexidade em casos de COVID-19.
Caso haja algum quadro de suspeita da doença, nós auxiliamos na transferência do paciente para um hospital de referência da região ou um local adequado atendido pelo seu convênio. Reforçamos que mantemos um diálogo constante com essas instituições para assegurar que o deslocamento do paciente seja o mais adequado e rápido possível. Nessas situações, deixamos o doente isolado de forma temporária enquanto os procedimentos para a transferência são realizados.
Além disso, para assegurar o bem-estar de enfermos, colaboradores e profissionais da saúde, o Hospital Santa Rita adotou rigorosos protocolos de boas práticas em segurança e higienização em todos os ambientes. As áreas comuns da instituição contam com álcool em gel e com medidas para facilitar o distanciamento entre as pessoas. Nosso pronto-atendimento segue em funcionamento e tomamos todas as ações necessárias para assegurar que nossos pacientes passem por consultas, exames, tratamentos e até mesmo cirurgias eletivas de forma segura.