As mudanças causadas pela pandemia de COVID-19 afetaram de forma abrupta as relações pessoais e de trabalho. Recentemente, a equipe do Hospital Santa Rita abordou sobre os cuidados necessários com a saúde mental durante a quarentena. Desta vez, vamos trazer orientações para minimizar os impactos na saúde enquanto durar o isolamento social. São atitudes simples, mas que podem fazer a diferença na sua rotina.
– Crie um ambiente adequado para o trabalho em casa: uma cadeira que não seja correta pode prejudicar a coluna e resultar em dor nas costas. Se possível, utilize um modelo ergonômico, com apoio para região lombar e os braços. Também é indicado manter a tela do computador na altura dos olhos para evitar tensão no pescoço.
– Faça pausas: mesmo que de forma breve, se movimentar ao longo do dia ajuda no humor e na disposição. Um estudo do Instituto de Tecnologia de Karlsruhe, na Alemanha, recomenda que as pessoas façam intervalos curtos a cada 30 minutos para se levantar e caminhar pelo ambiente.
– Movimente as pernas: uma pesquisa publicada no periódico American Journal of Physiology Heart and Circulatory Physiology revelou que ficar sentado por muito tempo prejudica a circulação dos membros inferiores e aumenta o risco de doenças cardiovasculares. Sendo assim, aproveite para mexer as pernas mesmo enquanto estiver sentado.
– Banho de Sol: reserve uns minutos para se expor a luz solar, especialmente no período da manhã. Os raios ultravioletas estimulam a produção da vitamina D, que ajuda proteger músculos e ossos, e ainda reforçam a imunidade.
– Cuidado com a pele: a higienização constante com álcool em gel e o manuseio de produtos de limpeza pode trazer prejuízos à pele das mãos. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) recomenda a hidratação com cremes adequados, bem como utilizar luvas ao manusear itens como água sanitária e desinfetantes.
– Insônia: manter uma rotina com horários estabelecidos para acordar, fazer as refeições, trabalhar e dormir é uma das formas de melhorar a qualidade do sono. A prática de exercícios físicos também pode ajudar nessa tarefa.
A equipe do Hospital Santa Rita destaca que essas são apenas algumas orientações para minimizar eventuais problemas durante o período de isolamento social. Caso as mudanças não sejam eficazes em sua rotina, busque por apoio médico ou psicológico.
Fontes: SBD; Karlsruher Institut für Technologie; American Physiological Society