Um dos efeitos causados pelo isolamento foi o aumento do sedentarismo entre a população. Em outra oportunidade, o Hospital Santa Rita mostrou dicas para realizar atividades físicas dentro de casa para amenizar esse problema – relembre. Outra consequência causada pela pandemia foi o aumento de peso em 19,7% dos brasileiros, segundo um estudo da Universidade de São Paulo (USP). O levantamento realizado com mais de 14 mil adultos mostrou também que 15,2% dos respondentes perderam 2 quilos ou mais no período.
A coleta dos dados foi dividida em duas etapas, sendo a segunda seis meses após os decretos de quarentena no Brasil. De acordo com os pesquisadores, um dos principais motivos favoráveis para o ganho de peso foi o estresse. Além disso, os números apontaram que o recorte populacional mais propenso a ter alteração no peso é composto por jovens, do sexo masculino.
O estudo conduzido pelos pesquisadores da USP será continuado ao longo deste ano para avaliar a ligação entre determinados hábitos alimentares e o surgimento de doenças crônicas como obesidade, problemas cardíacos e diabetes.
Por fim, o Hospital Santa Rita reforça a necessidade de a população adotar cuidados redobrados durante a pandemia. Nossa equipe já mostrou dicas de como enfrentar o isolamento social, bem como deve ser a retomada da prática de atividades físicas para pacientes recuperados da COVID-19.
Fontes: Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da USP (Nupens); Revista Galileu