Pular para o conteúdo
Atendimento 24h

11

5908-6000

Câncer de Colo de Útero: prevenção e informação salvam vidas

No Dia Mundial da Prevenção do Câncer de Colo do Útero, Hospital Santa Rita traz informações sobre a doença que é o terceiro tipo de câncer mais incidente entre mulheres

O câncer de colo de útero é uma doença grave, mas altamente prevenível e tratável quando detectada precocemente. No Brasil, excluídos os tumores de pele não melanoma, a doença é o terceiro tipo de câncer mais incidente entre mulheres. A cada ano, segundo o Ministério da Saúde, são diagnosticados mais de 17 mil novos casos.

“O câncer de colo de útero é causado principalmente pela infecção persistente pelo vírus HPV (Papilomavírus Humano). Estima-se que cerca de 80% das mulheres sexualmente ativas irão se infectar ao longo da vida, mas nem todas desenvolvem câncer”, explica o médico ginecologista e obstetra do Hospital Santa Rita, Dr. Paulo Laginha.

O médico ainda ressalta que os fatores de risco para o câncer de colo de útero incluem o tabagismo, múltiplos parceiros sexuais e um sistema imunológico enfraquecido.

A prevenção é a chave para evitar o câncer de colo de útero. Ela inclui:

  • Exames preventivos: “Papanicolau, Colposcopia com biopsia e o Exame de Rastreio DNA HPV são os indicados para o diagnóstico. Na maioria das vezes, a infecção não causa câncer, mas, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir ao longo dos anos para a doença. Por isso, é importante realizar anualmente os exames preventivos”.
  • Uso de preservativo: o preservativo ajuda a prevenir a infecção pelo HPV, embora não ofereça proteção total. “O uso de preservativos durante a relação sexual protege parcialmente do contágio, que também pode ocorrer pelo contato com a pele da vulva, região perineal, perianal e bolsa escrotal”, completa o médico do Santa Rita.
  • Vacinação contra o HPV: a vacina é altamente eficaz na prevenção da infecção pelo HPV e, consequentemente, do câncer de colo de útero. No SUS, a vacina é oferecida para meninos e meninas de forma gratuita nas unidades básicas de saúde. Meninas se imunizam a partir dos 9 anos e meninos a partir dos 11 e, para ambos, a idade limite para se imunizar pelo sistema público é os 14 anos. Isso porque a vacinação antes do início da vida sexual se mostra mais eficaz. Em clínicas particulares, a vacina é oferecida para homens e mulheres até os 45 anos de idade.

Sinais e Sintomas

O câncer do colo do útero é uma doença de desenvolvimento lento, que pode não apresentar sintomas em fase inicial. Por isso, é importante a realização periódica do exame preventivo. Nos casos mais avançados, pode evoluir para sangramento vaginal intermitente (que vai e volta), secreção vaginal anormal, dor durante a relação sexual, dor abdominal e queixas urinárias ou intestinais.

Tratamento

O tratamento do câncer de colo de útero varia de acordo com o estágio da doença. As opções incluem cirurgia, radioterapia e quimioterapia. “O tipo de tratamento dependerá do estadiamento (estágio de evolução) da doença e fatores pessoais, como idade da paciente e desejo de ter filhos”, exemplifica o ginecologista e obstetra.

Dia Mundial da Prevenção do Câncer de Colo do Útero

Informação e prevenção são as maiores aliadas na luta contra a infecção por HPV e o câncer de colo de útero. Por isso, no Dia Mundial da Prevenção do Câncer de Colo do Útero, celebrado em 26 de março, o Hospital Santa Rita se une à campanha global para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

Nas unidades do Centro Médico Santa Rita, localizadas na Rua Cubatão e na Rua Peixoto Gomide, é possível realizar exames ou fazer o acompanhamento médico especializado. O Pronto Atendimento, localizado a poucos minutos da Avenida Paulista e do metrô Ana Rosa, também está à disposição 24 horas por dia, 7 dias por semana, para atendimentos de urgência.

Agendamentos

Os agendamentos para consultas e exames podem ser realizados pelos telefones: (11) 5908-6000 e (11) 93400-5380, ou ainda pelo e-mail [email protected].

Endereços:

  • Centro Médico – Unidade Vila Mariana: Rua Cubatão, 1190, Vila Mariana, São Paulo/SP (Próximo à estação Ana Rosa da linha azul do metrô)
  • Centro Médico – Unidade Bela Vista: Rua Peixoto Gomide, 515, conjunto 86, 8° andar, Bela Vista, São Paulo/SP
Compartilhe este post

Últimos artigos

No Dia Mundial de Conscientização da Epilepsia, saiba mais sobre a doença que acomete cerca…

Hospital Santa Rita se une à campanha global e reforça a importância dos rins para…

Iniciativa mobilizou equipes de diversos setores, com mais de 30 propostas e quatro projetos premiados…