O Hospital Santa Rita conta com um centro de diagnóstico e tratamento voltado para pacientes oncológicos nas mais variadas especialidades. Além disso, o setor de cancerologia mantém atualização contínua da equipe e acompanha os principais dados nacionais e internacionais da área. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2020, a quantidade de novos casos de câncer de mama representou 11,7% do total de diagnósticos no período e ultrapassou os quadros de câncer de pulmão.
Os números levantados pela OMS representam mais de 2,2 milhões de casos de câncer de mama, tornando essa a neoplasia mais comum no mundo. Já no Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que 66.280 novos casos devem ser diagnosticados neste ano. Algumas das possibilidades para a maior incidência do câncer de mama é o envelhecimento populacional, maternidade tardia, sedentarismo, obesidade e consumo excessivo de álcool.
O câncer de mama, inclusive, pode manifestar sinais logo no início. Por isso, é preciso ficar atento a formação de nódulos na mama; pele avermelhada, retraída ou semelhante a casca de laranja; alterações e/ou saída de líquido pelos mamilos. Caso algum desses sintomas apareça, procure por acompanhamento médico.
A equipe de cancerologia do Hospital Santa Rita reforça que a avaliação médica regular a e realização de mamografia são essenciais para identificar o problema em estágios iniciais. Quando o câncer de mama for detectado logo início, há a possibilidade de tratamentos menos agressivos e as chances de cura são maiores.
Fontes: Organização Mundial da Saúde (OMS); Instituto Nacional de Câncer (INCA); VivaBem