O câncer de próstata é o segundo tumor mais frequente entre homens, atrás apenas do câncer de pele. A doença atinge a glândula localizada abaixo da bexiga e envolve a uretra, canal pelo qual ocorre a eliminação da urina armazenada. Sua incidência é mais comum após os 50 anos. Porém, situações em que há histórico familiar, a prevenção deve começar a partir dos 45 anos. Quando identificado precocemente, a doença tem índice de cura de até 90%.
A campanha “Novembro Azul”, realizada ao longo deste mês, surgiu com o intuito de dar mais visibilidade à essa questão. Dados do Ministério da Saúde indicaram 14 mil mortes causadas pelo tumor no ano passado e 68 mil novos casos registrados. O tema, apesar de mais comentado nos últimos tempos, ainda enfrenta obstáculos por dois motivos: o fato dos homens não terem o hábito de ir ao médico regularmente e o tabu em relação ao toque retal, um dos exames mais tradicionais para identificar a doença.
Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), 20% dos pacientes são diagnosticados em estágios avançados, o que diminui bastante as chances de cura. Além do toque retal, outros dois exames permitem a análise do câncer de próstata: o PSA (sigla em inglês para Antígeno Prostático Específico), feito por meio da coleta de sangue; e a ressonância magnética. A confirmação do problema acontece após a realização da biópsia.
Silencioso, o tumor cresce de forma lenta e, quando apresenta sinais, costuma provocar dificuldades em urinar, presença de sangue na urina e necessidade de ir ao banheiro diversas vezes ao longo do dia. Em estágio mais avançado, ocasiona dor óssea até infecção generalizada. Alguns hábitos saudáveis, contudo, ajudam na prevenção da doença, como uma alimentação equilibrada, a prática de exercícios, não fumar e evitar o consumo de bebidas alcóolicas.
Nós, do Hospital Santa Rita, contamos com centro de diagnóstico e tratamentos completos para pacientes oncológicos. Se previna e, caso apresente alguns dos sintomas, marque uma consulta com nossos especialistas. A melhor forma de evitar a doença é cuidando da sua saúde.