Atendimento 24h

11

5908-6000

Câncer de próstata: formas de tratamento

O Hospital Santa Rita apoia a campanha Novembro Azul, que tem como objetivo conscientizar a população masculina sobre a importância da prevenção do câncer de próstata. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), este é o segundo câncer mais prevalente entre homens, e em números absolutos, também é o segundo mais comum considerando ambos os sexos. 

A próstata é uma glândula que fica abaixo da bexiga e que envolve a uretra, e o câncer nesta glândula se desenvolve normalmente em indivíduos com mais de 50 anos, sendo que mais da metade dos casos ocorre a partir dos 65 anos, como aponta a Sociedade Brasileira de Patologia. Trata-se de um tumor que inicialmente pode não apresentar sintomas, e por isso é tão importante um acompanhamento médico, com a realização de exames periódicos a partir dos 50 anos, para a identificação precoce da doença e o aumento das chances de cura. 

O tratamento a doença pode ser feito por meio de várias técnicas, que muitas vezes são combinadas. A principal delas é a cirurgia, que, em alguns casos, pode acontecer junto com outras modalidades. Quando o tumor está apenas na próstata, o tratamento pode ser uma combinação entre cirurgia oncológica e radioterapia. Já quando há metástase (ou seja, se o câncer tiver atingido outros órgãos), a radioterapia ocorre com tratamento hormonal. 

Segundo o Ministério da Saúde, a escolha do melhor tratamento poderá ser diferente para cada pessoa, sendo responsabilidade do médico oncologista avaliar quais têm maior potencial de trazer os melhores resultados com os menores riscos (levando em conta as condições clínicas do paciente e o estágio da doença). 

Para saber mais sobre os fatores de risco e como se dá o diagnóstico da doença, leia também este post do Blog do Hospital Santa Rita. E lembre-se de que sua vida vale mais do que qualquer tabu ou preconceito. Portanto, se você tem mais de 50 anos, faça anualmente o exame de próstata. 

Compartilhe este post

Últimos artigos

Pacientes terão acesso a um amplo portfólio de atendimento para diagnóstico, tratamento e prevenção de…

Iniciativa global busca aumentar a conscientização sobre a doença e promover ações de prevenção, diagnóstico…

Uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS)  em 184 países revelou que o número de…