Atendimento 24h

11

5908-6000

Cirurgia laparoscópica: o que é e como é feita?

Uma das especialidades do Hospital Santa Rita são as cirurgias laparoscópicas, realizadas em seu moderno centro cirúrgico por equipes altamente treinadas e uso de tecnologia de ponta. As cirurgias laparoscópicas são fruto dos grandes avanços tecnológicos na medicina, que a partir de meados dos anos 1980, transformaram a área de cirurgia. 

Realizados com o auxílio de lentes, estas cirurgias podem ser realizadas em quase todas as especialidades cirúrgicas abdominais (incluindo cirurgias bariátricasoncológicas e do aparelho digestivo, entre outras) e são muito menos invasivas do que as de “abdômen aberto”, em que são realizadas grandes incisões no corpo do paciente.  

Na laparoscopia, são realizados pequenos cortes, com cerca de um centímetro, pelos quais finos tubos são inseridos para a passagem de uma microcâmera de alta definição e dos instrumentos que a equipe cirúrgica precisa para realizar o procedimento. Com isso, os riscos de infecção muito menores, o tempo de recuperação é bem mais curto, e as cicatrizes também ficam menos perceptíveis. 

Após a alta (normalmente depois de 1 a 5 dias de internação, a depender da complexidade da cirurgia), a recuperação costuma levar em média uma semana e envolver apenas repouso relativo em casa, com o paciente podendo realizar pequenas caminhadas para favorecer o funcionamento intestinal e a melhora na movimentação. Na maioria dos casos, não é necessária dieta especial, nem o uso de antibióticos (já anti-inflamatórios ou remédios para a dor podem ser receitados, se necessário). 

Compartilhe este post

Últimos artigos

Pacientes terão acesso a um amplo portfólio de atendimento para diagnóstico, tratamento e prevenção de…

Iniciativa global busca aumentar a conscientização sobre a doença e promover ações de prevenção, diagnóstico…

Uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS)  em 184 países revelou que o número de…