A colonoscopia é o exame usado para verificar a saúde do cólon e do reto. Ele é indolor e importante para identificar alterações, como tecidos inchados, pólipos e, até mesmo, lesões que sugiram câncer colorretal. O procedimento é simples, realizado com sedação, porém requer uma preparação prévia.
O preparo é iniciado na véspera do exame com dieta leve, pobre em fibras e ingestão de laxantes. O ideal é que o intestino esteja sem resíduos para que as imagens obtidas sejam nítidas. Por isso, no dia do exame, o paciente deverá manter jejum e consumir a substância líquida indicada para ajudar nesse processo.
O exame é feito por meio do colonoscópio, um tubo flexível, longo e fino, que possui uma microcâmera na extremidade. Ela transmite imagens aumentadas para um monitor. Com o paciente sob sedação, o aparelho percorre o reto e todo o cólon até o final do intestino delgado. Não há qualquer desconforto e o paciente retorna para casa no mesmo dia.
A colonoscopia é o método mais eficaz de prevenir o câncer colorretal, o terceiro com maior incidência na população, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Por meio do exame, é possível realizar procedimentos como biópsias de lesões suspeitas e remoção de pólipos.
O Hospital Santa Rita realiza exames de colonoscopia. Acesse nosso site e saiba como agendar o seu exame.
Fonte: Viva Bem; Instituto Nacional do Câncer;