Uma das especialidades oferecidas pelo Hospital Santa Rita é a angiologia. Os médicos desse setor são responsáveis por cuidar do sistema circulatório dos pacientes, incluindo veias, artérias e o sistema linfático. A atuação do angiologista busca garantir o bom funcionamento do organismo além, claro, de tratar doenças e evitar complicações. Eles podem atuar em procedimentos mais simples, como o tratamento de varizes, até casos de alta complexidade como um acidente vascular cerebral (AVC).
Além de realizar intervenções clínicas, o angiologista faz orientações preventivas aos pacientes sobre os impactos da má alimentação no sistema circulatório, bem como da importância da adoção de hábitos mais saudáveis. Esses especialistas também trabalham de forma integrada aos cirurgiões vasculares para traçar as melhores estratégias de tratamento. Inclusive, no Hospital Santa Rita, a área de angiologia presta suporte aos setores de cardiologia e neurorradiologia intervencionista.
Um angiologista deve ser procurado quando o paciente apresenta sintomas como:
- dores e inchaços nos braços e pernas;
- sensação de formigamento, queimação ou dormência nas mãos ou pés;
- dificuldade para caminhar;
- cansaço sem motivo aparente;
- cãibras frequentes.
Dessa forma, é possível detectar doenças de forma precoce, prevenir e controlar tromboses, por exemplo, bem como diminuir a incidência de complicações vasculares, especialmente em pacientes com diabetes.
O Hospital Santa Rita enfatiza a necessidade do acompanhamento constante para avaliar possíveis quadros de problemas vasculares. As doenças que atingem essa parte do corpo, normalmente, são silenciosas e só apresentam sintomas em estágios avançados. Isso complica o tratamento e eleva consideravelmente os riscos ao paciente.