A reabertura dos parques no município de São Paulo aos finais de semana é uma das etapas da retomada das atividades. A flexibilização do acesso a áreas abertas pode ser positiva para a população, especialmente no combate ao sedentarismo. Contudo, apesar do menor risco de contaminação pelo novo Coronavírus, o Hospital Santa Rita destaca que é preciso seguir as medidas de higiene e distanciamento mesmo em locais abertos. Confira as principais orientações:
- Uso de máscara é obrigatório;
- Ter pelo menos mais uma máscara para troca, sobretudo nos dias quentes;
- Respeitar o distanciamento mínimo de 1,5 metro dos demais;
- Usar álcool em gel para higienizar as mãos com frequência.
Além disso, é preciso evitar aglomerações e atividades que oferecem maior risco como piqueniques. Por enquanto, o acesso aos parques é controlado e respeita o limite de 60% da capacidade. O uso de bebedouros e equipamentos de ginástica nessas localidades continuam vetados, bem como práticas esportivas coletivas.
Apesar dos esforços das autoridades sanitárias no controle da pandemia, a equipe do Hospital Santa Rita recomenda que a população evite se expor a riscos desnecessários. Portanto, ao sair para alguma atividade de lazer ao ar livre, busque os horários com menor movimentação e, caso tenha algum sintoma de COVID-19, fique em casa.
Fonte: Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI); Prefeitura de São Paulo;