O Hospital Santa Rita tem uma equipe de profissionais experientes e qualificados na realização da cirurgia bariátrica. Também conhecido como gastroplastia, esse tipo de procedimento conta com diferentes técnicas que são indicadas de acordo com a necessidade e avaliação do quadro clínico de cada paciente. Apesar de comum, ainda há uma série de mitos e verdades a respeito da técnica. Nós listamos algumas das principais dúvidas:
- Qualquer pessoa pode fazer a cirurgia? Mito.
Ela é indicada aos pacientes com obesidade ou com comorbidades relacionadas à doença e que passaram por uma avaliação médica completa.
- É possível ganhar peso novamente após a cirurgia? Verdade.
Inclusive, é esperado que o paciente recupere cerca de 10% do peso final após o período de estabilização. Contudo, a falta de disciplina com os cuidados pós-cirúrgicos, bem como ignorar as recomendações médicas podem acarretar ganho de peso de forma prejudicial à saúde.
- Pessoas com restrições alimentares não podem fazer a cirurgia? Mito.
Apesar de haver uma tendência a quadros de anemia, mesmo os pacientes que não ingerem proteína de origem animal conseguem ter uma alimentação adequada após a cirurgia. Basta seguir à risca as orientações nutricionais, sobretudo durante o período de recuperação.
- É necessário fazer acompanhamento psicológico? Verdade.
Contudo, não é obrigatório. O ideal é que o paciente tenha orientação de um profissional da área antes e, especialmente, após a cirurgia, uma vez que as mudanças físicas são consideráveis e percebidas em pouco tempo.
Dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) apontam que o número de procedimentos cresceu quase 85% entre 2011 e 2018. No período, foram realizadas 424.682 mil cirurgias bariátricas no País. O aumento se deve, em parte, pela maior prevalência de condições associadas à obesidade como diabetes, hipertensão e problemas cardiovasculares.
O centro cirúrgico do Hospital Santa Rita tem a infraestrutura completa para realizar a gastroplastia em seus mais variados formatos. Disponibilizamos ainda uma equipe multidisciplinar para orientar os pacientes desde a primeira consulta até o pós-cirúrgico.
Fontes: Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica; Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia;