Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o mais incidente em mulheres no mundo, representando cerca de um quarto do total de casos de câncer nessa parcela da população. O INCA estima que, até o fim deste ano, mais de 66 mil mulheres terão a doença. Neste mês, em que a campanha global do Outubro Rosa conscientiza sobre a importância na prevenção da doença, o Hospital Santa Rita apoia a ação e lembra que há vários tipos de câncer de mama. Os diagnósticos e tratamentos não são idênticos para todos os pacientes. Existem diversas abordagens terapêuticas possíveis, a depender do tipo e também da agressividade do tumor, uma vez que alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros levam um tempo maior para crescer.
Com base nesses dados, a indicação pode ser por um tratamento locorregional ou sistêmico. No primeiro caso, o foco estará na área das mamas e axilas, seja por meio de cirurgia (que, a depender do estágio da doença, pode ser apenas para a retirada dos tumores ou então a retirada total da mama – a mastectomia) ou por meio de radioterapia.
Já o tratamento sistêmico age em todo o corpo, e nessa categoria, a quimioterapia é um dos principais recursos possíveis. Podendo ser realizada por via oral ou intravenosa, ela ataca todas as células que se multiplicam com rapidez. Outro tratamento sistêmico possível é a hormonioterapia, indicada quando o tumor é estimulado por hormônios específicos.
A terapia-alvo (que visa bloquear, por meio de medicamentos, as moléculas que permitem a proliferação das células do tumor em locais específicos) e a imunoterapia (que busca potencializar o sistema imunológico do paciente para que o seu próprio organismo atue no enfrentamento do câncer) são outros exemplos de tratamentos sistêmicos.
É importante ressaltar que, na maioria dos casos, quando o tratamento adequado acontece no momento oportuno, as chances de cura são muito altas. Por isso, é fundamental realizar o autoexame e procurar um médico caso haja alguma suspeita de câncer de mama, para que ele possa solicitar a realização dos exames necessários.
A cancerologia é uma das especialidades do Hospital Santa Rita, que conta com um completo centro de diagnóstico e de tratamento para pacientes oncológicos. Temos o compromisso de oferecer um atendimento humanizado, com uma equipe especializada e equipamentos hospitalares de alta tecnologia. Lembre-se: a prevenção é o melhor remédio sempre!