Atendimento 24h

11

5908-6000

Conheças as 4 principais doenças que atingem os olhos

Nossos olhos são formados por estruturas complexas e delicadas que atuam em conjunto para formar a visão e por isso mesmo merecem atenção constante. Apesar de sua relevância, muitos brasileiros não se preocupam com a saúde ocular e só procuram ajuda profissional quando percebem que algo está errado. 

Os olhos, no entanto, podem ser afetados por uma série de doenças e muitas delas começam de forma silenciosa, sem apresentar sintomas até que estejam em estágio avançado. Assim, os exames preventivos, também oferecidos aqui no Hospital Santa Rita, são de grande importância.

Conheça as quatro principais doenças que afetam os olhos e a visão.

Catarata
Essa é comum no envelhecimento e atinge cerca de 39 milhões de pessoas no mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Trata-se da perda de transparência do cristalino, estrutura que funciona como a lente natural do olho, responsável pelo foco e pela nitidez. Com a passagem do tempo, o cristalino vai naturalmente se tornando opaco e diminuindo a visão, podendo levar à cegueira. Apesar de afetar um grande número de pessoas, a catarata é reversível com uma cirurgia considerada rápida e segura.

Glaucoma
Principal causa de cegueira não reversível no mundo, é causado pela lesão do nervo ótico e a elevação da pressão intraocular. Não apresenta sintomas em seus estágios iniciais, mas, ao avançar, prejudica a visão periférica e pode causar cegueira total. Existem diferentes tipos de glaucoma, mas a doença afeta principalmente pessoas com mais de 40 anos ou que sofreram traumas, fizeram uso de corticoides ou têm outras enfermidades, como diabetes. Não tem cura, mas pode ser tratado para evitar sua evolução.

Conjuntivite
Inflamação da conjuntiva – membrana transparente que cobre o interior das pálpebras e a frente dos olhos. Pode ser causada por vírus ou por bactéria ou ainda ter causa alérgica. Provoca coceira, inchaço nas pálpebras, secreção e vermelhidão. Na maioria dos casos, a inflamação dura até 15 dias e o tratamento é feito com colírio.

Retinopatia diabética
Quando o indivíduo com diabetes não mantém um bom controle da doença e dos níveis de glicemia, a doença pode afetar pequenos vasos da retina, causando a retinopatia. Essa complicação começa com embaçamento, mas sua progressão prejudica gradativamente a visão e é uma das principais causas de cegueira no mundo. Se identificada precocemente, o tratamento com controle da glicemia e da pressão tem alto índice de sucesso.

Cuidar dos olhos deve estar na rotina de saúde de todas as pessoas e a consulta a um oftalmologista precisa estar na agenda anual. Aqui, no Hospital Santa Rita, nós dispomos de profissionais e estrutura completa para a realização de exames de rotina e diagnóstico precoce desses e outros problemas oculares.

Compartilhe este post

Últimos artigos

Pacientes terão acesso a um amplo portfólio de atendimento para diagnóstico, tratamento e prevenção de…

Iniciativa global busca aumentar a conscientização sobre a doença e promover ações de prevenção, diagnóstico…

Uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS)  em 184 países revelou que o número de…