Os números da COVID-19 no Brasil apontam que mais de 3,6 milhões de pessoas foram infectadas pelo novo Coronavírus e mais de 110 mil vieram a óbito, segundo o Ministério da Saúde. Desde o registro do primeiro caso no País, em 26 de fevereiro, a equipe do Hospital Santa Rita tem acompanhado os dados relacionados à doença. O número de pessoas atingidas ainda é alto, mas é possível que o contágio da COVID-19 tenha começado desacelerar, segundo o Imperial College, de Londres.
O acompanhamento mostrou que no Brasil a taxa de contágio caiu para 0,98 pela primeira vez em quatro meses. Ou seja, cada pessoa infectada transmitiu o vírus para menos de uma pessoa. Contudo, para que a doença comece a ser considerada sob controle, é preciso que o índice permaneça abaixo de 1 pelas próximas semanas. Além disso, vale lembrar que o Brasil segue como o segundo país no mundo com o maior número de casos e óbitos causados pela doença, atrás apenas dos Estados Unidos.
Apesar do resultado geral indicar uma tendência de queda na transmissão da COVID-19, o Hospital Santa Rita reforça que é preciso seguir as recomendações de distanciamento social e o uso correto de máscaras. Essas são as formas mais eficientes de evitar o contágio pelo novo Coronavírus.
Fontes: Ministério da Saúde; Imperial College London; Johns Hopkins University;