As mudanças sociais causadas pela pandemia de COVID-19 afetaram a forma como nos relacionamos. O período é propício para aumentar os níveis de estresse e ansiedade, o que é esperado frente ao atual cenário. Sendo assim, a equipe do Hospital Santa Rita destaca a importância dos cuidados com a saúde mental durante o isolamento, que são uma continuidade das medidas de prevenção ao Coronavírus.
De acordo com uma estimativa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), entre um terço e metade das pessoas expostas a uma epidemia podem sofrer alguma manifestação psicopatológica, se nenhuma ação de intervenção seja tomada. Entre sensações mais frequentes estão medo, irritabilidade, angústia e tristeza, além de distúrbios no sono e apetite. Portanto, é importante adotar algumas atitudes para tentar minimizar os efeitos que podem impactar na sua integridade mental. Confira.
– Mantenha o contato virtual frequente com familiares e amigos;
– Exercícios de respiração, meditação e leitura podem auxiliar a reduzir o estresse;
– Caso esteja trabalhando de casa, faça pausas durante o expediente, se for possível;
– Evite o consumo de tabaco e álcool;
– Tenha uma alimentação equilibrada, de preferência com horários determinados;
– Tente reduzir o acesso a notícias sobre a pandemia e busque apenas informações em fontes confiáveis.
Cabe ressaltar que caso essas estratégias não sejam suficientes, busque por apoio psicológico com um profissional qualificado. O Hospital Santa Rita reforça que, especialmente nesse momento difícil, precisamos estar unidos e cada um tem de fazer a sua parte para contermos o avanço do Coronavírus.