Iniciativa global busca aumentar a conscientização sobre a doença e promover ações de prevenção, diagnóstico e tratamento
Neste 4 de fevereiro, o Hospital Santa Rita se une à União Internacional de Controle do Câncer (UICC) para apoiar o Dia Mundial Contra o Câncer. A iniciativa global busca aumentar a conscientização e promover ações de prevenção, diagnóstico e tratamento. A data também é um convite à reflexão sobre a importância de cuidar da saúde e de lutar contra a doença, que afetará cerca de 740 mil brasileiros em 2025, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA).
O diagnóstico precoce é um dos principais fatores que influenciam no sucesso do tratamento. Quando detectada em estágio inicial, as chances de cura são significativamente maiores. Por isso, é fundamental estar atento aos sinais e sintomas, realizar exames de rotina e buscar um médico caso perceba algo fora do comum.
Além disso, conversar sobre o câncer é fundamental para quebrar tabus e desmistificar a doença. O medo e a desinformação podem levar ao isolamento e à falta de apoio. Ao abordar o tema de maneira franca, podemos levar informações valiosas e esperança a quem precisa, além de incentivar a prevenção e o diagnóstico precoce.
O Santa Rita se junta à luta contra o câncer e oferece aos seus pacientes um atendimento completo e humanizado, com profissionais qualificados e tecnologia de ponta. A instituição conta com equipe multidisciplinar e infraestrutura completa e moderna para o tratamento clínico e cirúrgico de diversos tipos de câncer.
Câncer de pâncreas
O câncer de pâncreas é um tipo de tumor que se desenvolve em um órgão vital para a digestão e a produção de hormônios. “A doença é conhecida por ser de difícil diagnóstico, já que seus sintomas iniciais são frequentemente vagos e podem ser confundidos com outros problemas de saúde”, explica o médico cirurgião do Santa Rita, Dr. Rodrigo Surjan.
Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa, mas alguns dos mais comuns incluem:
- Dor abdominal ou nas costas
- Perda de peso e falta de apetite
- Náuseas e vômitos
- Icterícia (pele e olhos amarelados)
- Urina escura
- Fezes claras
- Cansaço
- Diabetes
O diagnóstico do câncer de pâncreas pode ser feito por meio de diversos exames, como ultrassonografia, tomografia, exames de sangue, entre outros. “É importante procurar atendimento médico caso apresente algum dos sintomas, principalmente se eles forem persistentes”, reforça o médico.
As unidades do Centro Médico Santa Rita, localizadas na Rua Cubatão e na Rua Peixoto Gomide, oferecem atendimento de excelência e acessível (particular e convênios) a todos em diversas especialidades, sendo possível fazer o acompanhamento de rotina e realizar exames. Além disso, o Pronto Atendimento, localizado a poucos minutos da Avenida Paulista e do metrô Ana Rosa, está à disposição 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Agendamentos:
Os agendamentos para consultas e exames podem ser realizados pelos telefones: (11) 5908-6000 e (11) 93400-5380, ou ainda pelo e-mail [email protected].
Endereços:
- Centro Médico – Unidade Vila Mariana: Rua Cubatão, 1190, Vila Mariana, São Paulo/SP (Próximo à estação Ana Rosa da linha azul do metrô)
- Centro Médico – Unidade Bela Vista: Rua Peixoto Gomide, 515, conjunto 86, 8° andar, Bela Vista, São Paulo/SP