Atendimento 24h

11

5908-6000

Diálise auxilia pacientes com insuficiência renal

Uma das principais funções dos rins é a filtragem e limpeza do sangue das toxinas prejudiciais ao organismo. Quando o órgão perde essa capacidade, acontece a insuficiência renal de forma temporária ou crônica. Nesse último caso, o procedimento realizado pelo organismo passa a ser feito de forma artificial pode meio da diálise. Aqui no Hospital Santa Rita também oferecemos esse tratamento em nossa área de nefrologia.

Um estudo publicado no periódico The Lancet revelou que, em 2017, mais de 700 milhões de pessoas eram portadoras de alguma doença renal crônica. A estimativa é que 10 milhões delas vivam no Brasil. Os dados mais recentes da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) apontam que mais de 120 mil pacientes necessitam de diálise no País. Atualmente, existem duas técnicas para cuidar dos pacientes com condições nos rins:

– Hemodiálise: o sangue passa por um aparelho (dialisador) para filtragem e depois é devolvido para o corpo sem as toxinas. Geralmente, o procedimento é realizado três vezes por semana e dura de 3 a 4 horas por sessão.

– Diálise peritoneal: um cateter é inserido no abdômen do paciente para que seja injetado o banho de diálise, uma solução capaz de drenar as impurezas presentes no sangue. Esse líquido fica algumas horas no organismo do paciente e é removido com a ajuda de um dispositivo (cicladora).

O diagnóstico de doenças nos rins é feito por exames simples, como a coleta de urina. Pacientes com hipertensão e diabetes devem realizar acompanhamento frequente com um nefrologista para detectar casos de insuficiência renal de forma precoce. A equipe do Hospital Santa Rita conta com profissionais especializados nessa forma de apoio terapêutico.

Fontes: The LancetSBN 

Compartilhe este post

Últimos artigos

Pacientes terão acesso a um amplo portfólio de atendimento para diagnóstico, tratamento e prevenção de…

Iniciativa global busca aumentar a conscientização sobre a doença e promover ações de prevenção, diagnóstico…

Uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS)  em 184 países revelou que o número de…