As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) todos os anos mais de 17 milhões de pessoas sofrem alguma complicação ligada ao coração. Por isso, definiu o dia 29 de setembro como o Dia Mundial do Coração: para alertar sobre os cuidados com o órgão.
As doenças cardiovasculares são um conjunto de problemas que atingem o coração e os vasos sanguíneos e que provocam doenças e graves complicações à saúde. Infarto agudo do miocárdio (conhecido como ataque cardíaco), doença vascular periférica e AVC (acidente vascular cerebral), conhecido como derrame cerebral, são as que mais matam.
Como evitar
Segundo especialistas, 80% das ocorrências envolvendo o coração poderiam ser evitadas com medidas simples e hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, evitar a ingestão de bebidas alcoólicas, cigarros e sedentarismo. É verdade que em casos de fatores não comportamentais, como a predisposição genética, não há muito o que fazer. Mas os maus hábitos antecipam e agravam o aparecimento dos problemas.
Alguns sinais de alerta são falta de ar, cansaço após esforço físico, dores e queimações no peito, além de formigamento no braço esquerdo. É preciso estar atento aos primeiros sintomas e realizar exames regularmente.
Fontes: Sociedade Brasileira de Cardiologia (www.cardiol.br); Governo do Brasil (www.brasil.gov.br); Tua Saúde (tuasaude.com.br)