Uma a cada 10 mulheres sofre com os sintomas da doença e desconhece a sua existência
Anitta, Patrícia Poeta, Malu Mader, Larissa Manoela. Além da fama, essas mulheres têm algo em comum: o diagnóstico de endometriose. Segundo estimativa do Ministério da Saúde, uma a cada 10 mulheres sofre com os sinais da doença e desconhece a sua existência. Isso porque os sintomas da enfermidade podem não ser evidentes ou podem ser confundidos com outros problemas de saúde.
“A doença pode ser assintomática ou ter seus sintomas minimizados pela paciente por se confundir com outros que são normais do ciclo menstrual, como a cólica”, explica o médico ginecologista e obstetra do Hospital Santa Rita, Dr. Paulo Laginha. De acordo com o médico, se não diagnosticada e tratada, a doença pode causar sérias dificuldades na vida de uma mulher como infertilidade e prejuízo da qualidade de vida.
Por isso, reconhecer os principais sinais e procurar um médico é o primeiro passo para um tratamento bem-sucedido. Leia a seguir um bate-papo com o ginecologista e obstetra do Santa Rita e conheça mais sobre a doença, seu diagnóstico e tratamentos.
O que é endometriose?
Dr. Paulo Laginha – A endometriose é uma doença inflamatória crônica caracterizada pela presença de células e tecido do endométrio – que revestem o útero – fora da cavidade uterina.
A enfermidade pode se instalar desde o útero, ovários, trompas até as paredes vaginais, reto, bexiga e abdômen da paciente. Ela é muito frequente no período reprodutivo, desde a adolescência e até durante a menopausa.
Quais os principais sintomas da doença?
Dr. Paulo Laginha – A endometriose pode ser assintomática ou ter sintomas muito comuns do ciclo menstrual, como a cólica. Outros sintomas que também podem ser sinais de alerta são dores durante as relações sexuais, dores pélvicas, dores ao urinar ou ao evacuar, fadiga, constipação ou diarreia no período menstrual, além de dificuldade de engravidar.
Como é feito o diagnóstico?
Dr. Paulo Laginha – O diagnóstico é feito por meio de exame físico, exames de imagem e exames laboratoriais. Após a avaliação clínica e o exame ginecológico, são necessários exames complementares como ultrassom transvaginal com preparo intestinal e ressonância magnética do abdome e da pelve.
Estes exames são fundamentais para detecção e estadiamento da doença (avaliação da extensão e localização da doença), pois analisam todo o canal vaginal, sistema reprodutivo e regiões próximas como intestino, bexiga e estruturas nobres que podem ser acometidas. Importante destacar também que o diagnóstico exige que o profissional seja especializado na doença ou na saúde da mulher, pois sem conhecimento o diagnóstico pode ser inadequado ou não realizado, motivo pelo qual o diagnóstico da doença é postergado.
Feito o diagnóstico, qual o próximo passo?
Dr. Paulo Laginha – Em cada mulher a endometriose pode se apresentar de uma maneira, por isso não há um tratamento único e padrão, e cada tratamento é sempre personalizado. Apenas após avaliação do grau da doença é possível definir a melhor conduta.
Uma das terapias prescritas é o uso de medicamentos hormonais para suspender a menstruação e/ou promover um bloqueio hormonal das lesões com o objetivo da melhora dos sintomas clínicos. Quando há lesões maiores ou persistência de dor após o tratamento medicamentoso, a cirurgia pode ser indicada.
Em casos mais graves (acometimento de órgão nobres como ureter, apêndice, intestino delgado), quando há falha do tratamento clínico, a retirada das lesões cirurgicamente é indicada e, dependendo do caso, a retirada do útero e dos ovários também pode ser uma alternativa recomendada quando a mulher já tem filhos e não pretende engravidar novamente.
A doença tende a regredir espontaneamente na menopausa, devido ao fim da menstruação e à queda na produção dos hormônios femininos.
Atendimento de excelência e acessível
Mulheres que desejam fazer o acompanhamento de rotina e realizar exames na área de ginecologia encontram nas unidades do Centro Médico Santa Rita, localizadas na Rua Cubatão e na Rua Peixoto Gomide, atendimento de excelência e acessível (particular e convênios).
No Hospital Santa Rita, nossas pacientes têm acesso a tecnologia de ponta para cuidar da saúde, com serviços de ultrassonografia e ressonância, além de atendimento em diversas especialistas médicas. Além disso, o Pronto Atendimento, localizado a poucos minutos da Avenida Paulista e do metrô Ana Rosa, está à disposição 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Agendamentos:
Os agendamentos para consultas e exames podem ser realizados pelos telefones: (11) 5908-6000 e (11) 93400-5380, ou ainda pelo e-mail [email protected].
Endereços:
- Centro Médico – Unidade Vila Mariana: Rua Cubatão, 1190, Vila Mariana, São Paulo/SP (Próximo à estação Ana Rosa da linha azul do metrô)
- Centro Médico – Unidade Bela Vista: Rua Peixoto Gomide, 515, conjunto 86, 8° andar, Bela Vista, São Paulo/SP