Ir para o conteúdo
Atendimento 24h

11

5908-6000

Entenda o que são doenças psicossomáticas e como elas se manifestam

Não há dúvidas de que as emoções influenciam a saúde física. Porém, identificar quando uma determinada doença tem fundo emocional nem sempre é uma tarefa das mais simples. Deste modo, compreender o que são doenças psicossomáticas e como elas se manifestam também é fundamental para que possamos zelar pelo nosso bem-estar. 

Para isso, o primeiro passo é saber que a chamada somatização consiste, antes de tudo, em um transtorno psiquiátrico por meio do qual os pacientes costumam desenvolver não só sensações de dor em diferentes partes do corpo, mas também intercorrências como enjoo, diarreia, tremores, falta de ar e até febre. Portanto, diferentemente do que acontece em situações convencionais, sintomas psicossomáticos ocorrem sem que qualquer enfermidade ou alteração orgânica mais evidente sejam diagnosticadas, o que, consequentemente, dificulta bastante o trabalho dos médicos. 

Por isso, em casos de difícil avaliação, é sempre importante considerar uma consulta também com psicólogos e psiquiatras. Isso porque as somatizações, geralmente, resultam de depressão, ansiedade e estresse. Tanto que os mais afetados são pessoas que sofrem com situações como desgaste no trabalho, traumas na infância, relacionamentos abusivos na vida conjugal, bullying na escola, dificuldade de expor problemas pessoais, entre outros casos que podem afetar o estado emocional de um indivíduo.

Tão logo a origem de um determinado problema é encontrada, o tratamento pode ser feito de diferentes maneiras. Em alguns casos, pode ser medicamentoso por meio de analgésicos, anti-inflamatórios ou anti-histamínicos para alívio de sintomas físicos. Há casos em que se recomenda o uso de antidepressivos e ansiolíticos para redução de ansiedade em excesso, por exemplo. Contudo, o mais importante continua sendo o acompanhamento psicológico e psiquiátrico para que, por meio da resolução de conflitos emocionais, as reais causas do problema sejam tratadas.

Compartilhe este post

Últimos artigos

Diferenciar os sinais e sintomas é essencial para garantir um atendimento adequado Você já pode…

O Dia Mundial da Conscientização da Doença de Parkinson chama a atenção para a segunda…

Se eu pudesse realizar um desejo, qual seria? Que todos tivessem acesso a uma saúde…