Prevenir doenças e manter o organismo saudável em qualquer idade são os objetivos principais dos check-up anuais, uma bateria de exames clínicos e laboratoriais indicados por médicos para pacientes a partir dos 40 anos de idade. Com eles, é possível identificar sintomas ou transtornos em uma fase inicial, pré-clínica, de fácil tratamento.
Apesar de ser indicado a partir da meia idade, qualquer um pode incluir o check-up anual em sua rotina, principalmente aqueles que possuem predisposição genética para desenvolvimento de doenças ou indivíduos que já apresentam alguma complicação clínica. À lista de exames básicos devem ser acrescentados outros de fundamental importância de acordo com o sexo, idade, histórico familiar e estilo de vida de cada paciente.
Confira uma lista de exames que não podem faltar no seu próximo check-up, e agende uma consulta com seu especialista de confiança para garantir a saúde em dia.
Pressão arterial: a partir dos 18 anos, para diagnosticar alterações na pressão, hipertensão e fatores de risco para infartos e derrames.
Hemograma: desde a infância, sinaliza o estado do sangue e do sistema imunológico.
Colesterol e glicemia: a partir dos 18 anos, verifica a concentração de gorduras e açúcar no sangue, níveis de colesterol e triglicérides, além da propensão ao diabetes.
Eletrocardiograma e teste ergométrico: a partir dos 20 anos, para prevenir ataques cardíacos, principalmente.
Ecocardiograma: a partir dos 20 anos, avalia a capacidade de contração do coração e de suas válvulas, alertando sobre possíveis disfunções.
Papanicolau: no início da vida sexual da mulher, para identificar alterações no colo do útero e lesões pelo vírus HPV, que podem resultar em câncer.
Mamografia: a partir dos 40 anos, e, caso haja caso de câncer na família, a partir dos 30. Para detecção precoce do câncer de mama.
Dosagem dos hormônios da tireoide: solicitado às mulheres que sofrem com os distúrbios na glândula (hipo e hipertireoidismo), periodicamente.