Cirurgia bariátrica, cirurgia da obesidade ou redução do estômago são variações de nomes para a gastroplastia: método que, conforme o nome diz (gastro = estômago e plastia = plástica), faz uma plástica no estômago. Seu objetivo é a redução do peso de pessoas com o índice de massa corpórea (IMC) muito elevado e que, por qualquer motivo, não conseguem perder peso com reeducação alimentar, exercícios ou mesmo com uso de medicamento.
O procedimento consiste na redução do tamanho do estômago e/ou o comprimento do intestino para limitar a quantidade de comida que se pode ingerir ou absorver. O centro cirúrgico do Hospital Santa Rita conta com profissionais habilitados para realizar as diferentes modalidades de cirurgia bariátricas: procedimentos totalmente restritivos (Mason e de Sleeve); predominantemente restritivos (como a inserção de Bypass Gástrico com e sem anel); e predominantemente disabsortivos (como o Duodenal Switch e Scopinaro). Só o especialista, após a consulta médica, poderá fazer a melhor recomendação para cada caso.
De qualquer forma, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda esse tipo de intervenção em pacientes com IMC acima de 35 Kg/m². Calcular o IMC é simples, basta usar esta fórmula matemática: peso ÷ altura x altura.
No próximo post iremos falar dos benefícios desse tipo de cirurgia. Não deixe de ler.
Fontes
Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica; Ministério da Saúde