Além da perda significativa de peso, a cirurgia bariátrica também traz benefícios relacionados às doenças associadas à obesidade, com melhora e até cura de algumas, como hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, insuficiência respiratória, asma, diabetes e colesterol alto. Além disso, traz vantagens sociais e psicológicas, como diminuição do risco de depressão e aumento da autoestima, da interação social e da mobilidade física.
Após a operação, entretanto, o paciente deverá seguir as recomendações da equipe multidisciplinar. Logo no início, a alimentação será somente com líquidos, passando para alimentos pastosos e finalmente retornando aos sólidos. A duração da fase líquida é de 7 a 10 dias, permitindo-se então um progresso para dieta mais cremosa/pastosa e ao, redor dos 25/30 dias depois da cirurgia, acontece a transição para comida normal.
Os médicos alertam também que o tratamento é para sempre: tanto as restrições alimentares quanto a suplementação com vitaminas, daí a necessidade do atendimento multidisciplinar.
Ou seja, as operações bariátricas, quando indicadas adequadamente, trazem vantagens que vão além do físico: une benefícios clínicos e qualidade de vida.
Fontes
Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica; Ministério da Saúde