A geriatria é uma área da medicina voltada aos cuidados de doenças e condições relacionadas ao envelhecimento. Essa é uma das especialidades oferecidas pelo Hospital Santa Rita . Um geriatra lida com quadros como dificuldades cognitivas e de mobilidade, instabilidade de postura, incontinências e mais. Com o aumento da longevidade e expectativa de vida nas últimas décadas no Brasil, essa forma de assistência será cada vez mais demandada. Hoje, as pessoas com 65 anos ou mais representam pouco mais de 10% da população brasileira. A taxa deve saltar para 13,5% e 14,7% em 2030 e 2040, respectivamente, segundo projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Assim como as crianças necessitam de cuidados médicos pediátricos, os idosos têm demandas específicas devido às mudanças no corpo. O geriatra pode auxiliar desde a promoção do envelhecimento adequado até a assistência em cuidados paliativos com o apoio de uma equipe multidisciplinar. A atuação também envolve o diagnóstico e doenças frequentemente relacionadas a faixa mais velha da população:
- Hipertensão arterial;
- Demências;
- Osteoporose;
- Doenças cardiovasculares;
- Câncer;
- AVC.
É importante destacar as diferenças entre geriatria e gerontologia. Enquanto a primeira é uma especialidade médica que busca diagnosticar e tratar doenças, a segunda é uma ciência dedicada a estudar o envelhecimento de forma mais abrangente. E, portanto, pode contar com o apoio de outros profissionais como terapeutas ocupacionais ou assistentes sociais, por exemplo.
Inclusive, o trabalho do geriatra é realizado de forma integrada com especialidades como fisioterapia, nutrição e fonoaudiologia. Dessa forma, é possível desenvolver estratégias mais eficientes para o apoio terapêutico e prevenção de determinadas doenças, além de promover mais autonomia e independência para os idosos.