O Hospital Santa Rita conta com uma extensa lista de especialidades, além de um corpo clínico capacitado para cuidar das mais variadas patologias. Recentemente, em nosso Especial sobre a Saúde da Mulher, abordamos quais as doenças mais comuns que atingem o útero. A ginecologia é a área responsável pela manutenção da saúde feminina, pela checagem dos exames preventivos e pelo seu sistema reprodutor.
Um problema frequente tratado pela especialidade é a infecção do trato urinário. Geralmente, a condição é causada por bactérias presentes no intestino. A nomenclatura varia de acordo com a região que ela atinge: uretrite (uretra), cistite (bexiga) ou pielonefrite (rins). Mulheres na menopausa ou com diabetes estão mais suscetíveis a desenvolver a condição.
Os sintomas mais comuns são necessidade de urinar com frequência, seguida de ardor e micção em pouca quantidade. Febre, dores na bexiga e no ventre também são comuns. Já em quadros clínicos mais graves, pode haver a presença de sangue na urina. Em alguns casos, o próprio organismo é capaz de eliminar as bactérias. Contudo, o tratamento mais recorrente é com uso de antibióticos indicados após um exame laboratorial da urina.
Algumas atitudes podem reduzir as chances de desenvolver infecção urinária. Confira as dicas listadas pelo time do Hospital Santa Rita:
– Beba água com frequência e não retenha a urina por longos períodos;
– Tenha atenção especial aos cuidados com a higiene pessoal na região da vulva;
– Absorventes precisam ser trocados com frequência para evitar a proliferação de bactérias;
– Dê preferência para roupas íntimas feitas de algodão.
Ao apresentar sintomas característicos da condição, suspenda o consumo de álcool, tabaco e cafeína para evitar irritar o trato urinário. Procure a equipe de ginecologia do Hospital Santa Rita para a realização dos exames necessários para antecipar o tratamento. Contamos com especialistas na área e um corpo clínico preparado para lidar com as demandas de cada paciente.