A hemoterapia é mais um dos serviços oferecidos pelo Hospital Santa Rita. A especialidade trata de doenças e condições clínicas dos pacientes utilizando o sangue humano ou seus componentes, como glóbulos vermelhos, plaquetas e plasma. Nela, uma quantidade pré-determinada de sangue é coletada de uma pessoa e, após processamento e análise, é transfundido para outra, auxiliando no tratamento e melhora do paciente.
A transfusão é o método mais conhecido: trata-se da reposição de sangue que pode ser necessária durante procedimentos cirúrgicos. Mas a hemoterapia é muito mais abrangente e pode auxiliar no tratamento de várias doenças. Os mais frequentes são, de fato, aqueles voltados para o tratamento de problemas relacionados a situações com muita perda sanguínea, como em cirurgias e acidentes, mas alcança também doenças hematológicas, tais como a leucemia, anemia e linfomas.
O processo de hemoterapia segue o mesmo padrão de coleta de sangue, inclusive com a mesma qualidade técnica. Todo o procedimento é realizado conforme protocolos exigidos pelo Ministério da Saúde, que previnem complicações para o doador e contaminação para o receptor.
Fontes
Ministério da Saúde; Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia