A hipertensão arterial (HA), ou “pressão alta”, como é popularmente conhecida, é uma doença crônica que acomete pessoas de todas as idades e que é muito frequente hoje em dia. De acordo com os dados da análise global sobre HA, do Imperial College London e Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2021, 1,28 bilhão de pessoas sofriam da condição no mundo.
A hipertensão se caracteriza pelo aumento persistente na pressão sanguínea, que pode afetar órgãos vitais, como o coração, os rins e o cérebro e é uma das principais causas de morte e doenças em todo o mundo.
Apesar de preocupante, a HA é fácil de detectar e tratar. Visitas de rotina ao médico, medicação e o monitoramento regular da pressão são os meios de identificar e tratar a doença. Porém, o mais importante é prevenir. Nesse sentido, a manutenção de hábitos saudáveis, alimentação balanceada e a prática regular de exercícios físicos estão na lista dos cuidados. Além disso, evitar o tabagismo e bebidas alcoólicas também podem ajudar.
A cardiologia é especialidade que trata a hipertensão arterial e o Hospital Santa Rita oferece cuidados especializados, equipamentos e infraestrutura de ponta para o diagnóstico e tratamento das doenças do coração.