Pular para o conteúdo

Hospital Santa Rita premia projetos de colaboradores para redução de desperdício

Iniciativa mobilizou equipes de diversos setores, com mais de 30 propostas e quatro projetos premiados

O Hospital Santa Rita realizou, no dia 27 de fevereiro, uma cerimônia para premiar os melhores projetos de seus colaboradores voltados para a redução de desperdício. A iniciativa, que visa promover a sustentabilidade e a otimização de recursos, mobilizou diversas equipes do Hospital e resultou em 36 propostas.

Os projetos foram avaliados por uma comissão julgadora, que considerou critérios como impacto, viabilidade e criatividade. Os quatro melhores trabalhos foram premiados e o objetivo da instituição é que as ideias sejam implementadas em breve.

“Essa iniciativa demonstra nosso compromisso em buscar soluções inovadoras. Além disso,  a redução de desperdícios também poderá gerar recursos que serão usados em outras iniciativas, que beneficiarão a todos, dos nossos médicos e funcionários até os nossos pacientes”, ressalta o diretor geral do Hospital Santa Rita, Dr. Wagner Cordeiro Marujo.

Entre as propostas premiadas, está a iniciativa da nutricionista do Santa Rita, Priscila Sbampato, para reduzir em até 30% o desperdício de sobras limpas, que são alimentos preparados e que não foram servidos, mas que ainda estão em condições seguras para consumo. “Algumas ações já temos dentro da nossa cozinha e meu projeto tem o objetivo de implementar e padronizar o que já é feito. Estamos trabalhando com nossa equipe operacional para que, em algumas semanas, já possamos ter resultados efetivos”, explica Priscila.

Outra iniciativa reconhecida foi da técnica de Enfermagem Gabriela Mendes, que propôs um novo método de registro de ponto e que já está em fase de testes. “O objetivo principal era reduzir o uso de papel no registro de ponto e, com isso, pensamos em utilizar a identificação facial até para facilitar a marcação dos funcionários”. 

Nicoly Rosato, analista de RH, apresentou uma proposta para reduzir o uso de papel durante as consultas, uma ideia que deverá ser implementada ainda este ano. “O paciente receberá todos os detalhes da prescrição médica no celular ou por e-mail. Além disso, neste mesmo documento, um QR Code irá direcioná-lo para uma lista de farmácias parceiras”. 

A técnica de Enfermagem Juliana Melo, que tem como hobby a costura, propôs a reutilização da embalagem de materiais esterilizados para confecção de itens diversos. “Essas embalagens, que seriam descartadas, poderão ser usadas para confecção de bolsas e sacolas que futuramente podem ser usadas por nossos médicos e pacientes, por exemplo”.

De acordo com o gerente de RH do Santa Rita, Leandro Lima, o concurso foi tão bem aceito pelos colaboradores e terceiros do Hospital que resultou na criação de um comitê permanente de combate aos desperdícios e uma segunda edição da competição deve começar em março. “O projeto foi uma sugestão do nosso diretor geral e foi muito bem aceito por todos. Agora, nesta nova edição, vamos dividir os projetos em categorias, como redução de custos, excelência operacional e impacto ambiental. Teremos um vencedor para cada uma delas”, explica. 

Giovanna Chequeto, jovem aprendiz do RH, apoiou o RH na primeira edição e está empolgada com a próxima. “As inscrições serão mais fáceis e tenho certeza que os colaboradores terão mais facilidade para participar. Espero que muitas pessoas possam se inscrever e se engajar neste novo concurso”, finaliza empolgada.  

Compartilhe este post

Últimos artigos

No Dia Mundial da Prevenção do Câncer de Colo do Útero, Hospital Santa Rita traz…

No Dia Mundial de Conscientização da Epilepsia, saiba mais sobre a doença que acomete cerca…

Hospital Santa Rita se une à campanha global e reforça a importância dos rins para…