Pular para o conteúdo

Hospital Santa Rita realizou mais de 700 cirurgias bariátricas em 2024

Instituição é referência na realização desse tipo de procedimento na capital paulista

Referência na realização de cirurgias bariátricas na capital paulista, o Hospital Santa Rita realizou, em 2024, mais de 700 procedimentos desse tipo. Também chamada de gastroplastia, a intervenção é eficaz para a redução de peso. A decisão de realizá-la deve ser tomada junto com um médico especialista, levando em consideração diversos fatores.

“Além de avaliar o Índice de Massa Corporal (IMC), é preciso analisar a circunferência abdominal, a distribuição de gordura no corpo e, principalmente, possíveis alterações que já afetam o bem-estar do paciente”, explica o cirurgião bariátrico do Santa Rita, Dr. Almino Ramos. 

Segundo o médico, há indicação de cirurgia para pacientes com excesso de peso e apresentando doenças associadas como diabetes, pressão alta, apneia do sono e problemas ortopédicos como hérnia de disco e artrose, por exemplo. “Nestes casos, a intervenção é fundamental na melhora da qualidade de vida e extensão da expectativa de vida”, completa. 

A cirurgia consiste na redução do tamanho do estômago associada, ou não, a um desvio intestinal. Com isso, e por uma série de mecanismos metabólicos, vai controlar a fome, maximizar a saciedade e otimizar o metabolismo basal. O médico, junto com o paciente, deve avaliar as vantagens e desvantagens do procedimento e decidir qual o melhor tratamento.

No Santa Rita, é possível realizar com toda a segurança para os pacientes, as diferentes modalidades de cirurgia bariátrica:  procedimentos de redução gástrica (como a gastrectomia vertical ou sleeve gástrico) e os predominantemente com derivação intestinal (como o bypass gástrico ou o duodenal switch). Todas as técnicas são realizadas por abordagem minimamente invasiva através de laparoscopia que permite internação por 1 a 2 dias e tempo de afastamento em torno de 10 dias.

Além de estrutura e tecnologia de ponta, o Santa Rita conta com uma equipe multidisciplinar, com profissionais altamente qualificados, para oferecer atendimento completo e humanizado desde a primeira consulta até o fim do período de recuperação.

E para que os pacientes do Hospital tenham o melhor atendimento pré e pós-operatório, um dos planos para 2025 é modernizar ainda mais o Centro Cirúrgico. “Nossa meta é aumentar em 20% os procedimentos de cirurgia bariátrica este ano, por isso, queremos modernizar ainda mais nossa estrutura, treinar e qualificar ainda mais nosso Corpo Clínico”, finaliza o médico cirurgião. 

Compartilhe este post

Últimos artigos

No Dia Mundial da Prevenção do Câncer de Colo do Útero, Hospital Santa Rita traz…

No Dia Mundial de Conscientização da Epilepsia, saiba mais sobre a doença que acomete cerca…

Hospital Santa Rita se une à campanha global e reforça a importância dos rins para…