Instituição é referência na realização desse tipo de procedimento na capital paulista
Referência na realização de cirurgias bariátricas na capital paulista, o Hospital Santa Rita realizou, em 2024, mais de 700 procedimentos desse tipo. Também chamada de gastroplastia, a intervenção é eficaz para a redução de peso. A decisão de realizá-la deve ser tomada junto com um médico especialista, levando em consideração diversos fatores.
“Além de avaliar o Índice de Massa Corporal (IMC), é preciso analisar a circunferência abdominal, a distribuição de gordura no corpo e, principalmente, possíveis alterações que já afetam o bem-estar do paciente”, explica o cirurgião bariátrico do Santa Rita, Dr. Almino Ramos.
Segundo o médico, há indicação de cirurgia para pacientes com excesso de peso e apresentando doenças associadas como diabetes, pressão alta, apneia do sono e problemas ortopédicos como hérnia de disco e artrose, por exemplo. “Nestes casos, a intervenção é fundamental na melhora da qualidade de vida e extensão da expectativa de vida”, completa.
A cirurgia consiste na redução do tamanho do estômago associada, ou não, a um desvio intestinal. Com isso, e por uma série de mecanismos metabólicos, vai controlar a fome, maximizar a saciedade e otimizar o metabolismo basal. O médico, junto com o paciente, deve avaliar as vantagens e desvantagens do procedimento e decidir qual o melhor tratamento.
No Santa Rita, é possível realizar com toda a segurança para os pacientes, as diferentes modalidades de cirurgia bariátrica: procedimentos de redução gástrica (como a gastrectomia vertical ou sleeve gástrico) e os predominantemente com derivação intestinal (como o bypass gástrico ou o duodenal switch). Todas as técnicas são realizadas por abordagem minimamente invasiva através de laparoscopia que permite internação por 1 a 2 dias e tempo de afastamento em torno de 10 dias.
Além de estrutura e tecnologia de ponta, o Santa Rita conta com uma equipe multidisciplinar, com profissionais altamente qualificados, para oferecer atendimento completo e humanizado desde a primeira consulta até o fim do período de recuperação.
E para que os pacientes do Hospital tenham o melhor atendimento pré e pós-operatório, um dos planos para 2025 é modernizar ainda mais o Centro Cirúrgico. “Nossa meta é aumentar em 20% os procedimentos de cirurgia bariátrica este ano, por isso, queremos modernizar ainda mais nossa estrutura, treinar e qualificar ainda mais nosso Corpo Clínico”, finaliza o médico cirurgião.