Pular para o conteúdo

Hospital Santa Rita se une à campanha global de conscientização sobre a epilepsia

No Dia Mundial de Conscientização da Epilepsia, saiba mais sobre a doença que acomete cerca de 2% dos brasileiros

Neste 26 de março, o Hospital Santa Rita se une à campanha global para celebrar o Dia Mundial de Conscientização da Epilepsia, uma condição neurológica que afeta cerca de 2% da população brasileira e cerca de 50 milhões de pessoas no mundo segundo a Organização Mundial de Saúde. 

“A epilepsia é caracterizada por crises recorrentes, resultado de uma atividade elétrica anormal no cérebro. Essas crises podem variar desde breves lapsos de consciência até convulsões fortes, impactando a vida de pessoas de todas as idades”, explica o Neurocirurgião do Hospital Santa Rita, Dr. Guilherme Brasileiro de Aguiar.

De acordo com o médico, existem diversos tipos de epilepsia, sendo as mais comuns a parcial, com crises originadas em áreas específicas do cérebro, e a generalizada, que envolve todo o órgão. Em crianças, por exemplo, é comum a ocorrência de crises de ausência, caracterizadas por um breve lapso de consciência e interrupção da atividade que a criança estava fazendo. 

Os principais sintomas das epilepsias podem incluir:

  • Convulsões com movimentos involuntários e perda de consciência;
  • Lapsos de consciência ou ausências;
  • Alterações sensoriais, como formigamento ou visão turva;
  • Confusão mental.

Diagnostico

O diagnóstico é feito por meio da avaliação do paciente, incluindo informações sobre seu histórico médico e dos tipos de crise apresentados, a idade de início dos sintomas, o histórico familiar, entre outras. Exames complementares, como o eletroencefalograma, a tomografia de crânio e a ressonância magnética do cérebro, também são fundamentais para o correto diagnóstico. 

“A partir do diagnóstico é possível escolher pelo tratamento, que geralmente envolve o uso de medicamentos que ajudam a controlar as crises. Em alguns casos, a cirurgia pode ser uma opção”, explica o médico.

O reconhecimento das crises e o diagnóstico correto permitem que o melhor tratamento seja iniciado precocemente e que o paciente possa retomar normalmente suas atividades. 

Atendimento no Santa Rita

Para que os pacientes do Hospital Santa Rita tenham o melhor atendimento, o médico neurocirurgião conta que as equipes da instituição estão sendo reformuladas para atender ainda mais pacientes. “Queremos nos tornar uma instituição referência em neurologia. Para isso, estamos reformulando nossas equipes e investindo em mais tecnologia. Atualmente contamos com toda equipe de especialistas e recursos para diagnosticar e tratar pacientes com epilepsia”, ressalta.

Nas unidades do Centro Médico Santa Rita, localizadas na Rua Cubatão e na Rua Peixoto Gomide, é possível realizar exames de diagnóstico para identificar a epilepsia com precisão ou fazer o acompanhamento médico especializado. 

Além disso, o Pronto Atendimento, localizado a poucos minutos da Avenida Paulista e do metrô Ana Rosa, também está à disposição 24 horas por dia, 7 dias por semana, para atendimentos de urgência.

Agendamentos

Os agendamentos para consultas e exames podem ser realizados pelos telefones: (11) 5908-6000 e (11) 93400-5380, ou ainda pelo e-mail [email protected].

Endereços:

  • Centro Médico – Unidade Vila Mariana: Rua Cubatão, 1190, Vila Mariana, São Paulo/SP (Próximo à estação Ana Rosa da linha azul do metrô)
  • Centro Médico – Unidade Bela Vista: Rua Peixoto Gomide, 515, conjunto 86, 8° andar, Bela Vista, São Paulo/SP
Compartilhe este post

Últimos artigos

No Dia Mundial da Prevenção do Câncer de Colo do Útero, Hospital Santa Rita traz…

Hospital Santa Rita se une à campanha global e reforça a importância dos rins para…

Iniciativa mobilizou equipes de diversos setores, com mais de 30 propostas e quatro projetos premiados…