O Hospital Santa Rita está com novidades na área de Endoscopia. A instituição acaba de ampliar a oferta de exames, para oferecer uma gama ainda mais completa de procedimentos que permitem diagnósticos mais precisos e tratamentos mais eficazes para diversas doenças do trato digestivo.
Além dos tradicionais exames de endoscopia, colonoscopia e colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE), são realizados também exames de cápsula endoscópica, endoscopia bariátrica, enteroscopia de duplo balão, entre outros. A ampliação dessa lista de procedimentos também está acompanhada da modernização da estrutura física e de equipamentos, além da entrega de novos profissionais ao Corpo Clínico.
“Essa ampliação possibilitará diagnósticos mais precisos e acesso a tecnologias e procedimentos de última geração, garantindo o máximo de conforto e segurança aos nossos pacientes”, explica o médico endoscopista e coordenador da Área de Endoscopia do Santa Rita, Mauricio Assef.
A ampliação da capacidade diagnóstica do Hospital também deve aumentar. “Atualmente, realizamos cerca de 70 exames por mês e agora passaremos para 400 por mês, já no primeiro semestre. Até o final do ano, inauguraremos mais uma sala de atendimento, com a expectativa de expandir para até 800 procedimentos por mês”.
Para fazer frente a esse crescimento, todo o time assistencial envolvido passará por treinamento. “Queremos alinhar os processos desde o atendimento e acolhida dos profissionais e, por isso, as equipes de Enfermagem e da Recepção serão treinadas. Assim como a atualização física e tecnológica, queremos garantir a ampliação dos protocolos de atendimento e de segurança”, explica o médico endoscopista.
Prevenção
De acordo com dados da Organização Mundial de Gastroenterologia, 20% da população apresenta algum problema intestinal, mas apenas 10% busca orientação médica. Essa falta de acompanhamento médico pode contribuir para o aumento de casos mais graves, como o câncer colorretal (ou câncer de intestino).
O câncer colorretal é o terceiro tipo de câncer mais frequente no Brasil, acometendo anualmente cerca de 41 mil pessoas, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Essa doença se desenvolve no trato digestivo inferior, no cólon e no reto, e pode ser curada se diagnosticada precocemente.
Por isso, é fundamental consultar o médico periodicamente para avaliar sua saúde e realizar exames de rotina. No Hospital Santa Rita, nossos pacientes têm acesso a tecnologia de ponta para cuidar da saúde digestiva, com serviços de endoscopia e um Centro Médico com especialistas em Gastroenterologia. Além disso, nosso Pronto Atendimento oferece atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Os agendamentos para o Centro Médico e para exames endoscópicos podem ser realizados pelos telefones: (11) 5908-6000 e (11) 93400-5380, ou pelo e-mail [email protected].