Atendimento 24h

11

5908-6000

HSR presta cuidados paliativos aos pacientes

O Hospital Santa Rita conta com profissionais especializados em cuidados paliativos. Essa forma de atenção é indicada para pacientes diagnosticados com alguma doença crônica grave. Porém, é importante reforçar que isso não significa que não há mais nada a ser feito. Esse tipo de assistência humanizada é essencial para amenizar dores e outros sintomas que possam afetar o corpo e a mente. Por isso, um time multidisciplinar é necessário para garantir o bem-estar e a qualidade de vida. 

Uma equipe de cuidado paliativo pode acompanhar um paciente durante o tratamento de um câncer, por exemplo. Nesse caso, o oncologista seria o responsável pelo cuidado específico da doença, enquanto os paliativistas buscam controlar efeitos colaterais e amenizar os sintomas dos procedimentos. Além disso, quando possível, o ideal é que o cuidado paliativo comece a ser realizado assim que a condição é diagnosticada para amparar o enfermo e seus familiares ao longo da progressão da doença.

 No Brasil, os primeiros debates e iniciativas sobre o tema começaram na década de 1970. Contudo, foi nos anos 1990 que os primeiros serviços organizados surgiram. De acordo com a Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), o Brasil é o terceiro país com maior número de equipes (212) de cuidados paliativos na América Latina, atrás de Argentina (540) e Chile (252). A região Sudeste concentra o maior número de serviços (55%), seguido por Sul (17,2%) e Nordeste (13,7%), segundo dados de 2019 da ANCP. 

No Hospital Santa Rita, os pacientes contam com todo o apoio necessário para lidar com as questões envolvendo a doença e os cuidados paliativos. Nossos profissionais também são qualificados e experientes para orientar e acolher os familiares. 

— 

Fonte: Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP)

Compartilhe este post

Últimos artigos

Pacientes terão acesso a um amplo portfólio de atendimento para diagnóstico, tratamento e prevenção de…

Iniciativa global busca aumentar a conscientização sobre a doença e promover ações de prevenção, diagnóstico…

Uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS)  em 184 países revelou que o número de…