Os cuidados com a saúde dos idosos em meio à pandemia vão além das medidas de prevenção contra a COVID-19. A atenção a essa parcela da população deve ser redobrada, uma vez que eles estão no grupo com mais chances de desenvolver complicações pelo novo Coronavírus. A equipe do Hospital Santa Rita reuniu algumas recomendações que podem ajudar a superar o período de isolamento social.
Um dos aspectos mais importantes durante essa fase é a saúde mental. Diversas famílias estão impossibilitadas de visitar os parentes idosos, mas a distância física pode ser superada por ligações, mensagens de texto ou chamadas por vídeo. É essencial manter o contato frequente para evitar a sensação de solidão, bem como orientá-los sobre as medidas de prevenção necessárias.
Cabe ressaltar que idosos em tratamento de alguma doença precisam seguir as orientações médicas e não interromper os cuidados clínicos. A recomendação é que até mesmo as consultas médicas devam ser mantidas. Inclusive, pacientes que fazem uso de medicação precisam ter quantidade suficiente para duas semanas ou mais. Familiares e cuidadores também precisam ficar atentos à alimentação e à prática de exercícios possível dentro das limitações físicas de cada um.
O momento que vivemos é delicado e requer paciência e atenção com os idosos. O Hospital Santa Rita recomenda que o isolamento social continue sendo adotado para reduzir as chances de contágio. Contudo, caso apresente sintomas de COVID-19, busque por auxílio médico especializado.
Fonte: Ministério da Saúde