Atendimento 24h

11

5908-6000

Impactos do 5G no setor hospitalar

No ano passado, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) realizou o leilão da nova geração da internet móvel, o 5G, que promete trazer mais velocidade para enviar e baixar arquivos, aumentar a estabilidade das conexões de internet e diminuir o tempo de resposta entre dispositivos. A expectativa é que, até 2029, 100% dos municípios serão cobertos pela tecnologia.  

O 5G tem potencial para transformar radicalmente o setor de saúde, em especial a telemedicina e a telecirurgia. Se nas conexões de internet atuais, a latência (intervalo entre o envio de um comando e a resposta recebida) é de cerca de 50 milissegundos, a nova tecnologia deve reduzi-la para incríveis dois milissegundos, o que significa uma resposta virtualmente instantânea.

Ou seja: um cirurgião poderá ser capaz de operar um paciente em tempo real de fora do centro cirúrgico, até mesmo estando em outra cidade ou do outro lado do mundo. Hoje, essa possibilidade é muito limitada: cirurgias realizadas com robôs costumam ocorrer com o uso de redes locais e com o médico próximo ao paciente. 

O 5G também deve ajudar a democratizar o conhecimento e melhorar a qualificação dos cirurgiões, uma vez que a melhoria na qualidade e na velocidade da conexão tornará mais fácil o treinamento para o uso dos equipamentos e sistemas robóticos. As vantagens se estenderão, também, aos pacientes, já que cirurgias robóticas tendem a ser menos invasivas, o que diminui o tempo de recuperação e de internação. 

Compartilhe este post

Últimos artigos

Pacientes terão acesso a um amplo portfólio de atendimento para diagnóstico, tratamento e prevenção de…

Iniciativa global busca aumentar a conscientização sobre a doença e promover ações de prevenção, diagnóstico…

Uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS)  em 184 países revelou que o número de…