Os dias frios do inverno são caracterizados pelo tempo seco, ar poluído, e também pelos casos mais frequentes de doenças respiratórias. Isso ocorre porque, nessa época do ano, a população tende a ficar em ambientes mais fechados e pouco ventilados, o que facilita a proliferação de microrganismos. Esses vírus e bactérias, transmitidos facilmente de uma pessoa para a outra, seja pelo toque ou o compartilhamento de objetos, são os responsáveis pelos problemas respiratórios e pulmonares mais comuns, como gripes, resfriados, alergias, rinites, sinusites, otites, asma, bronquite e até pneumonias.
Por isso, é imprescindível tomar alguns cuidados durante a estação, na tentativa de evitar o contágio pelo ambiente. Aqui vão algumas dicas simples de procedimentos:
-Lave bem as mãos
-Evite lugares cheios/aglomerações
-Não fume
-Tome a vacina antigripal
-Mantenha-se hidratado
-Alimente-se bem
As doenças do sistema respiratório podem evoluir ou ainda apresentarem quadro agravado. Os grupos de maior risco são as crianças e idosos, por possuírem um sistema imunológico mais frágil. Os fumantes também devem ficar atentos – cerca de 80% dos homens e 90% das mulheres que desenvolveram câncer de pulmão se declararam fumantes, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Apresentando sintomas como tosse, falta de ar, fadiga ou dificuldades para respirar, o ideal é procurar um especialista rapidamente. Algumas patologias, como a enfisema ou o câncer pulmonar, se não tratadas nos estágios iniciais, podem levar à morte.