Atendimento 24h

11

5908-6000

Mãos limpas diminuem riscos de infecção hospitalar

Hoje, é celebrado o Dia Nacional do Controle de Infecção Hospitalar, data na qual o médico-obstetra Ignaz P. Semmelweis, em 1847, na Hungria, defendeu e incorporou a prática da lavagem de mãos como atitude obrigatória para enfermeiros e médicos que entravam nas enfermarias. Uma simples, mas eficiente iniciativa que conseguiu reduzir a taxa de mortalidade das pacientes. 

Aqui no Brasil, a data foi incorporada em 2008 ao Calendário da Saúde por meio de Lei 11.723. Sua intenção é conscientizar autoridades sanitárias, diretores de instituições e trabalhadores de saúde sobre a importância do controle das infecções. Infelizmente, todos os anos milhares de pessoas ainda morrem em decorrência de infecção hospitalares. Segundo a Associação Nacional de Biossegurança (ANBio), o problema é responsável por mais de 100 mil mortes no Brasil todos os anos, e preocupa os hospitais da rede pública e privada. A correta higienização das mãos, por exemplo, pode contribuir para uma redução de até 70% de riscos de contaminação. 

Médicos e enfermeiros também precisam usar luvas, jaleco e, dependendo da situação e condição do enfermo, até máscaras. Também é essencial que os centros médicos tenham uma Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, como a do Hospital Santa Rita. Isso indica a melhor conduta para expulsar as bactérias. 

Quem visita pacientes também pode colaborar. Além de lavar as mãos antes de tocar no doente, evite levar flores, pois muitos bichinhos ficam incrustados ali. Também verifique as medidas de higiene do hospital. Um bom sinal é a presença de pias para lavar as mãos em todas as áreas, inclusive nos quartos. 


Fontes
AnvisaRede Humaniza SUS

Compartilhe este post

Últimos artigos

Pacientes terão acesso a um amplo portfólio de atendimento para diagnóstico, tratamento e prevenção de…

Iniciativa global busca aumentar a conscientização sobre a doença e promover ações de prevenção, diagnóstico…

Uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS)  em 184 países revelou que o número de…