Mulheres e homens passam por mudanças orgânicas semelhantes ao longo da vida, tanto nas fases de crescimento e puberdade como durante o envelhecimento. Enquanto a mulher passa pela menopausa, os homens enfrentam a andropausa. Ambos os casos são caracterizados por uma queda nos níveis de hormônios: estrogênio e progesterona nas mulheres e da testosterona nos homens. Mas as semelhanças acabam por aí.
Ao contrário do que ocorre com as mulheres, quando a interrupção da menstruação marca essa transição de forma bem específica, nos homens essas mudanças são muito graduais. Estresse psicológico, álcool, acidentes, cirurgias, medicação, obesidade e infecções podem desencadear a andropausa. Outra diferença é que nem todos os homens sofrem com andropausa, mas nenhuma mulher está livre da menopausa. Além disso, a menopausa marca o fim do período reprodutivo da mulher. Nos homens, a fertilidade apenas diminui.
Sintomas
Ondas de calor e suores noturnos, insônia, diminuição no desejo sexual, irritabilidade, osteoporose, ressecamento vaginal, dor durante o ato sexual e diminuição da atenção e memória são alguns dos sintomas que acompanham o início da menopausa. Para aliviar esses sintomas, alguns especialistas recomendam a terapia hormonal.
Nos homens, os sintomas que podem sugerir a andropausa são declínio do interesse sexual, dificuldade de ereção, falta de concentração e capacidade intelectual, perda de pelos, ganho de peso, diminuição de massa e força muscular, irritabilidade e insônia. Se este for o caso, a reposição hormonal poderá ser adotada.
Se você perceber um ou mais dos sintomas acima, procure nossos especialistas.