O Hospital Santa Rita apoia a campanha Novembro Azul para alertar os homens sobre a importância da prevenção contra o câncer de próstata. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), esse é o segundo tipo mais comum entre o público masculino, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Além disso, essa é uma doença que atinge especialmente os idosos, já que 6 em cada 10 casos são detectados em pacientes com mais de 65 anos.
O INCA estima que mais de 68 mil novos casos devem ser diagnosticados em 2020. Cabe destacar que esse tipo de tumor pode não apresentar sintomas no início, evoluir de forma rápida e atingir outros órgãos. Por isso, o acompanhamento médico é essencial para garantir a identificação precoce e, consequentemente, mais chances de cura no tratamento.
Além da idade, outros fatores que aumentam o risco da doença são casos em familiares próximos como pais e irmãos, maus hábitos alimentares, excesso de gordura corporal e exposição a determinados agentes químicos. O diagnóstico da doença acontece com a combinação de dois exames: a coleta de sangue, que avalia a dosagem de PSA, e o toque retal. Caso haja alguma alteração, é realizada uma biópsia para confirmar o diagnóstico.
A equipe de urologia do Hospital Santa Rita reforça que a campanha Novembro Azul também é uma forma de alertar os homens sobre a importância da adoção de bons hábitos para reduzir os riscos de doenças crônicas como a hipertensão e diabetes.