Até o fim de 2018, mais de 68 mil homens devem ser diagnosticados com câncer de próstata, segundo dados do Instituto do Câncer (Inca). É para prevenir novos casos e também para fazer um diagnóstico precoce, garantindo um tratamento de qualidade, que existe o Novembro Azul. A campanha, assim como acontece com o Outubro Rosa, é uma forma de alertar os homens sobre a importância dos exames de prevenção.
O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais frequente nos homens. A questão é que na fase inicial, quando as chances de cura beiram 90%, não há sintomas. Daí a importância do diagnóstico precoce.
Dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen podem ser sinais de que a doença já se encontra em estágio avançado.
A Próstata
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino que pesa cerca de 20 gramas, é muito pequena e se assemelha a uma castanha. Localizada abaixo da bexiga, sua principal função é produzir o esperma juntamente com as vesículas seminais.
Prevenção
Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).
Fatores de risco
Histórico familiar de câncer de próstata, cor da pele negra e obesidade são fatores de risco. Mas, ainda que você não faça parte desses grupos, é importante a realização anual dos exames a partir dos 50 anos. Aproveite o mês e consulte seu urologista.
Fontes
Ministério da Saúde (www.portalms.saude. gov.br); Sociedade Brasileira de Urologia (www.portaldaurologia.org.br) e Instituto Nacional do Câncer (www.inca.gov.br)