A endoscopia digestiva alta é uma técnica que utiliza o endoscópio, um tubo muito fino e flexível com uma câmera em sua extremidade para examinar esôfago, estômago e duodeno – que é o início do intestino delgado. Registra as imagens em tempo real desses órgãos para o diagnóstico, por exemplo, de úlceras, gastrites, esofagites, duodenites, tumores e outras alterações. Durante o exame, sempre feito por um médico e um anestesiologista, é possível também coletar material líquido e biópsias, além de remover corpos estranhos e tratar estreitamentos.
Para realizar esse exame é preciso receber anestesia geral. Por essa razão, só pode ser feito com acompanhante. Todo o procedimento dura aproximadamente 30 minutos. Ao despertar, o paciente pode sentir incômodo nasal e na garganta e, ocasionalmente, cólicas e náuseas. A recuperação varia entre duas e seis horas, só então é permitida a alta. Recomenda-se repouso por todo o dia, pois a medicação afeta os reflexos.
O estômago precisa estar totalmente vazio, por isso o preparo recomendável é uma refeição leve e jejum mínimo de oito horas, com ingestão de água até quatro horas antes do exame. Por se tratar de um exame invasivo, não é um procedimento de rotina e deve ser feito para investigar alguma doença ou em atendimentos de urgência. Nosso time, aqui do Hospital Santa Rita, está preparado para a realização desse exame com a excelência de sempre. Mais informações, acesse nosso site.