Esteatose hepática é o nome do distúrbio caracterizado pelo acumulo de gordura no fígado. A condição é muito comum, informações divulgadas pelo Ministério da Saúde estimam que 30% da população apresentem o problema e que cerca da metade dessas pessoas possa evoluir para formas mais graves da doença.
O fígado é um órgão muito importante para o funcionamento do organismo, exerce mais de 500 funções fundamentais, entre elas armazenar glicose, produzir proteínas nobres, sintetizar o colesterol, filtrar micro-organismos e desintoxicar o organismo. Por isso, a esteatose hepática não pode ser subestimada.
O acúmulo de gordura no órgão pode causar problemas sérios, entre eles hepatite gordurosa, cirrose hepática e câncer. A doença é perigosa, mas possível de prevenir, ela pode ser provocada pelo consumo excessivo de álcool, sobrepeso, diabetes, má nutrição e sedentarismo. Logo, um estilo de vida saudável contribui para a saúde do nosso fígado.
Além disso, é importante o acompanhamento clínico. O médico que cuida do diagnóstico e tratamento do fígado é o gastroenterologista e o Hospital Santa Rita oferece entre as suas especialidades a gastroenterologia. Cuide de sua saúde, agende uma consulta.
Fonte: Ministério da Saúde e Instituto Brasileiro do Fígado