O setor de ginecologia do Hospital Santa Rita conta com profissionais especializados no diagnóstico e tratamento em doenças no sistema reprodutor feminino. Um dos exames mais importantes da especialidade é o papanicolau. O procedimento busca identificar, de forma precoce, possíveis lesões na base e/ou tecido do útero. O exame também detecta a presença de infecções sexualmente transmissíveis, como o HPV e a candidíase.
Por meio de um procedimento simples, são coletadas células do colo do útero para análise laboratorial. O principal objetivo é prevenir o câncer de colo de útero – o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Contudo, o papanicolau não determina o diagnóstico de câncer, mas sim uma avaliação preventiva.
Mulheres a partir dos 25 anos que já iniciaram atividade sexual devem fazer o procedimento com regularidade. A equipe do Hospital Santa Rita reforça que a realização do exame é a maneira mais eficiente de evitar graves complicações à saúde. A periodicidade do exame pode variar de acordo com a recomendação do ginecologista.
Fontes: Instituto Nacional de Câncer