Terceira maior causa de morte em todo o mundo, as doenças respiratórias atingem quase metade dos brasileiros. Dados recentes divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), dão conta de que, só no País, problemas graves, porém, ainda pouco conhecidos pela população em geral, como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) levam mais de 40 mil pessoas a óbito todos os anos. Já sobre doenças melhor difundidas, como a asma, o cenário é igualmente crítico. Afinal, o problema alcança uma prevalência de aproximadamente 10% em território nacional e já é o quarto principal motivo de internações pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com o Ministério da Saúde.
Neste cenário, especialidades médicas como a pneumologia alcançam uma relevância cada vez maior. Dedicada ao estudo, investigação e tratamento das doenças respiratórias, esta área da medicina analisa todo o mecanismo e estrutura do aparelho respiratório, o que inclui pulmões, traqueia e brônquios. Por isso, precisa estar em constante sinergia com outras especialidades como medicina nuclear, radiologia, fisioterapia e enfermagem.
Por esse motivo, nosso departamento de pneumologia tem oferecido um atendimento bastante diferenciado. Isso porque, além de contar com uma equipe de profissionais altamente especializada, opta por adotar uma visão multidisciplinar, ao diagnosticar, tratar e acompanhar os mais diversos casos de doenças respiratórias e pulmonares. Entre elas, destacam-se a pneumonia, tuberculose, enfisema pulmonar, asma, tumores pulmonares, insuficiência respiratória, gripe, pleurisias, bronquites e bronquiectasias.
Vale lembrar que, para detectar muitas dessas patologias, nossos pneumologistas também contam com a presença de modernos equipamentos de diagnóstico por imagem que dispensam a necessidade de biópsias, entre outros procedimentos mais invasivos.