A queda de temperatura e os dias mais secos são os principais desencadeadores de doenças como gripes e resfriados, asmas, bronquites, amidalites, pneumonias, rinites alérgicas e dores de ouvido. Crianças e idosos, por terem a saúde mais frágil, são os mais afetados. Com alguns cuidados é possível minimizar os efeitos que essas doenças geram na saúde e no bem-estar de muitas pessoas.
Limpar as mãos e ventilar ambientes fechados são importantes formas de prevenção, assim como participar das campanhas de vacinação, como a da gripe, que o Hospital Santa Rita realizou no início do mês de maio. Adotar hábitos simples também ajuda. Veja alguns:
– Limpar as mãos com água e sabão depois de tossir ou espirrar, após usar o banheiro, antes de comer e antes de tocar os olhos, boca e nariz;
– Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies;
– Usar lenço de papel descartável;
– Orientar para que o doente evite sair de casa enquanto estiver em período de transmissão da doença (até cinco dias após o início dos sintomas);
– Manter limpas as roupas de cama, principalmente cobertores e edredons;
– Ter hábitos saudáveis, como alimentação balanceada (alimentos ricos em vitamina C, como limão, laranja, abacaxi e acerola), ingestão de líquidos e manter na rotina a prática de atividades físicas.
Se apesar dos cuidados você contrair algum desses problemas, nossos médicos especialistas podem ajudar na orientação e medicação adequados. Nosso Pronto Socorro também está preparado para ajudar.
Fontes
Sociedade Brasileira de Infectologia; Ministério da Saúde