O câncer do colo do útero, também conhecido como câncer cervical, é o terceiro tumor maligno mais frequente entre as mulheres no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). A principal forma para detectar a doença de forma precoce é pelo teste de papanicolau – exame realizado no Hospital Santa Rita.
Na maioria das vezes, esse tipo de câncer é causado por uma infecção persistente de alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV). Quase a totalidade dos casos são curáveis, contudo, o câncer do colo do útero é a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. De acordo com o INCA, a estimativa é 16,5 mil novos casos no País neste ano.
Alguns dos fatores que aumentam o risco da doença são: atividade sexual sem proteção, uso prolongado de pílulas anticoncepcionais e o tabagismo – mulheres que fumam têm o dobro de probabilidade de desenvolver a condição. Além disso, as toxinas presentes no cigarro tornam as defesas do sistema imunológico menos eficazes no combate ao HPV, por exemplo.
Por fim, o setor de ginecologia do Hospital Santa Rita destaca que apenas com acompanhamento médico frequente é possível detectar um eventual tumor de forma precoce. A melhor forma de tratamento é definida pela equipe médica, que avalia fatores como o estágio da doença, o tamanho do tumor e a idade da paciente.